top of page

EMIGRAR. CONQUISTA OU FRUSTRAÇAO

Atualizado: 29 de nov. de 2023






NOSSA VISÃO SOBRE O APOIO À EMIGRAÇÃO


Há muito que o interesse de brasileiros emigrarem para Portugal é um fato de conhecimento de todos. Eles são de diversos recantos do Brasil, profissões e classes sociais. E, guardadas as devidas proporções e a grande diversidade, os objetivos são os mesmos: (1) melhor qualidade de vida; (2) mais segurança; (3) melhor infraestrutura das cidades; (4) educação e (5) saúde pública. Há outros também muito sedutores, como (6) a facilidade e baixo custo de circular por toda a europa e (7) conseguir a nacionalidade portuguesa.

No momento em que rabisco essas notas, mais um componente vem apimentar ou acelerar este interesse por Portugal: (8) o receio das consequências políticas, económicas e sociais do resultado das últimas eleições.

Mas, de uma forma geral, não muda a nossa recomendação a quem quer emigrar:

(1) Encontre um coaching local que vai te acompanhar do sonho aos primeiros meses em Portugal;

(2) Mantenha a distância da maioria dos influencers que pululam na internet. Eles têm pouco vivência de Portugal, do processo de emigração e da vida como ela é. Você vai precisar de uma pessoa experiente profissional e pessoalmente que ajude você a construir esse verdadeiro quebra-cabeças que é o projeto de emigração e na integração na nova vida em Portugal;

(3) Cuidado com as dicas de pessoas próximas. O ser humano tem uma enorme dificuldade de se colocar de forma isenta no local do outro. E, às vezes, são até afetados pela decisão de você emigrar. Muito comum entre amigos e familiares;

(4) Mais cuidado ainda às dicas que são cedidas ou até vendidas pela internet: (1) as melhores cidades para se viver em Portugal; (2) quanto você vai gastar; (3) as cidades que tem mais empregos, etc… As respostas só fazem sentido individualmente, de acordo com o propósito de vida, valores e princípios de cada um, bem como da sua experiência de vida e capacidade financeira entre tantas outras variáveis. Para perceber melhor, é o mesmo que tentar colocar a mesma roupa em corpos diferentes.

Resumindo, o seu projeto de emigração é único, construído por você com o apoio do seu coaching em Portugal. Do sonho ou ideia, até a chegada em Portugal.

Não o adie. Comece a construí-lo de agora, consciente de que ele poderá ser inviável, e você deverá desistir ou adiar. O amadurecimento da decisão deve ser em fogo brando, com mais razão do que emoção.

Alguns aspectos gerais devem ser levantados e contemplados:

(1) Exercitar o autoconhecimento – seu e da sua família – é o princípio de tudo. Emigrar não é para todos e Portugal também não. Exige características psicossociais, económicas, de resiliência e duro exercício de desapego;

(2) Calibrar as expectativas. Saia do Brasil sabendo o que de bom e ruim deixou para trás e nunca esqueça dos aspectos negativos. Com o passar do tempo, eles vão desaparecendo das nossas referências, enquanto as boas se mantém. Veja o que há de bom e de mau em Portugal, e não se esqueça de relembrar as boas razões que vão sumindo à medida que vamos vivendo, e observando o surgimento de aspectos negativos na vida portuguesa;

(3) Faça contas, forme progressivamente uma poupança em euros que será no seu momento correto definida;

(4) Identifique o caminho legal para a obtenção do visto;

(5) Construa o projeto pessoal e familiar. Trabalho, estudo, lazer e demais atividades

(6) Converse muito com a família, principalmente de houver adolescentes envolvidos.

Há mais de 5 anos que apoiamos famílias que vieram morar em Portugal. Cada família é um novo projeto, costurado exclusivamente para ela, pois cada família é exclusiva para nós. Nas diversas reuniões que temos durante o projeto vamos construindo uma relação de conhecimento e confiança que permite encontrarmos juntos (1) o melhor caminho; (2) o menos custoso; (3) e de menor risco.

Construiremos juntos um projeto vencedor.

Setúbal, 18 de dezembro de 2022

Renato Leal


Caso queira emigrar para Portugal, não deixe de nos contactar.

renatoleal.portugalsim@gmail.com

+351910937387

Yorumlar


bottom of page