top of page

NACIONALIDADE PORTUGUESA: SERÁ QUE SEU SOBRENOME É UM DESSES?



A genealogia de um sobrenome pode nos revelar uma série de conexões, identificando a nossa linha étnica e cultural, nossas ascendências, a cidade ou região de onde a nossa família se originou. Enfim, a ligação direta às suas raízes e origem portuguesas.

O Brasil, nos primeiros séculos de sua existência como nação conhecida, sofreu uma enorme influência dos portugueses que emigraram para o Brasil, acompanhando o Principe Regente D. João, na sua fuga para o Brasil, ameaçado pela invasão de Napoleão Bonaparte e que buscaram uma nova vida nessa terra chamada Brasil. E os sobrenomes marcam essas conexões de forma indelével.

Nas últimas décadas, centenas de milhares de brasileiros fizeram – e continuam a fazer – o movimento inverso, algumas vezes se aventurando como turista e permanecendo depois em território português, outras vezes munidos de um visto que legaliza e legitima a sua vida em Portugal.

Outros, por terem descendências portuguesas mais próximas, e num movimento mais planejado, pedem a sua nacionalidade, podendo então viver em Portugal como português de origem, com todos os seus direitos e obrigações, inclusive passando essa nacionalidade aos seus descendentes. Mais ainda, usufruindo dos direitos concedidos aos cidadãos da União Europeia, da qual Portugal é um país membro. Posso indicar logo dois deles: (1) A possibilidade de viver em trabalhar em quaisquer dos países que compões a EU; (2) Viajar para os EUA, sem necessidade de visto. E há outros mais.

A lista de sobrenomes que segue abaixo pode ser o primeiro passo do “mapa de mina”: saber se tem direito à nacionalidade portuguesa.


Procure seu sobrenome:

 

Azevedo; Abreu; Aguiar; Almeida; Alves; Andrade; Barbosa.

Campos; Cardoso; Carvalho; Castro; Cunha; Correia; Costa.

Dias; Domingues; Fernandes; Ferreira; Fonseca; Freitas.

Gomes; Gonçalves; Jesus; Lima; Lopes; Leal.

Machado; Marques; Martins; Melo; Mendes; Miranda; Monteiro; Moreira; Moura.

Nascimento; Nunes; Oliveira; Pereira; Pinto.

Reis; Ribeiro; Ramos; Rocha; Rodrigues.

Santos; Silva; Soares; Sousa; Teixeira; Vieira.

 

Se você se enquadra num desses sobrenomes, e tem notícias na família de uma eventual descendência portuguesa, é hora de buscar a sua arvore genealógica e perceber se seus antepassados mais próximos são portugueses. Tenho visto muitas surpresas nessas pesquisas que terminam por conceder a nacionalidade portuguesas às novas gerações.

 

Fonte:  Multiverso Notícias

 

Renato Leal

+351910937387


Setúbal, 26 de fevereiro de 2024


“Participamos na construção de novos futuros para as pessoas.

É essa a nossa missão”

bottom of page