top of page

VOCÊ ESTÁ PENSANDO EM EMIGRAR? LEIA ISSO COM ATENÇÃO!!

Atualizado: 2 de jun. de 2022



Não quero exagerar, mas os primeiros passos são fundamentais para uma decisão acertada. Emigrar ou não – uma decisão complexa e cheia de variáveis específicas de cada um - é uma escolha que não pode ser feita sem alguns cuidados.


É evidente que está implícito, na vontade de deixar o seu país, algum desconforto com a situação atual. Pode ser também um daqueles sonhos, que não sabemos bem de onde vem, e que, uma vez ou outra, se instala em nossa mente.


Claro que há outros motivos objetivos: quero investir, estudar, fazer um ano sabático. E em todos estes casos, este primeiro momento - a busca das informações corretas na fonte adequada e a identificação de um parceiro local experiente – tem de ser o ponto de partida. (ler também este post)


A este primeiro passo, se seguirá uma profunda análise do quadro global e que, na maioria das vezes, vai definir a viabilidade ou não desta empreitada. E lógico, o seu sucesso se seguir adiante. Ou simplesmente levará ao potencial emigrante a decidir que não dá mesmo para ele. Sim, emigrar não é para todos. E o prejuízo assim será menor.


Informações há muitas. O que não sabemos é se são verídicas. E pior ainda, se são adequadas ao nosso projeto e às circunstâncias próprias da nossa família. Não há um caminho correto, mas sim o mais adequado. E é nesta fase inicial de muita investigação e conversa com o parceiro local, que serão postas na mesa as variáveis relevantes para a pessoa ou família em causa que está a emigrar.

Emigração é um projeto caso a caso. Não dá para generalizar. Tem que ser feito sob medida.


Com a experiência de mais de uma centena de clientes que emigraram para Portugal nestes últimos 4 anos, tenho aprendido bastante em como transformar o sonho ou a necessidade, num projeto de emigração de baixo risco. Até hoje, aqueles que fizeram todas as fases que compõem o nosso trabalho, estão felizes por cá. Atingimos o nosso objetivo.


A cada nova família, mais experiência e mais aprendizado. E mais chances de sucesso. E este sucesso não quer dizer que não haja problemas ou coisas que não estejam do agrado. É, principalmente, que não existam surpresas, que terminem por inviabilizar o projeto.


Na próxima semana, vou abordar um tema interessante: O cuidado a ter com as redes sociais, principalmente nos grupos de apoio a brasileiros e na troca de informações informais, com terceiros.


RL

Não deixe para amanhã. Entre em contato já.

renatoleal.portugalsim@gmail.com

+351.910937387

Setúbal - Portugal



bottom of page