Emigrar legalmente para Portugal: agora vai ficar melhor
- renatolealportugal
- 28 de jul.
- 2 min de leitura

Faz pouco tempo, escrevi aqui no blog um artigo (*) explorando uma situação já corriqueira, mas que demandava alguma paciência, pois era necessário de aguardar 6 a 7 anos - 5 de residência legal em Portugal, e 2 anos aguardando a nacionalidade – para se obter a nacionalidade portuguesa. Com esse passo dado, estava assegurado o direito de escolher em qual país morar e trabalhar.
As novas regras de Portugal, que deverão entrar em vigor a partir de setembro – contando com a sua aprovação - aumentarão o tempo de permanência para emigrantes dos países de CPLP para 7 anos e 10 anos para os demais.
Mas não fiquem tristes pois, uma diretiva europeia – 2024/1233, que trata da autorização única de residência e trabalho para nacionais de países terceiros, e que entrou em vigor em 20 de maio de 2024, transforma a autorização de residência e trabalho em qualquer país da UE, ampliando a sua validade para todos os seus países membros. Os países terão de adaptar as suas legislações específicas até 21 de maio de 2026. Estão de fora, Irlanda e Dinamarca, pelo menos por enquanto.
Agora, é escolher aquele que dá mais facilidades e incentivos, aplicar o visto, conseguir a autorização de residência e trabalho. Feito essa adaptação, é escolher aquele em que de fato, você que viver e se preparar para fazer nova emigração. Esse tempo de preparação serve para conhecer o país, sua cultura e economia, costumes e idiomas. E buscar emprego.
Mais oportunidades, mais mobilidade, mais equilíbrio no mercado de trabalho, contornando os ciclos de emprego na Europa e propiciando uma notável experiência de vida, com trocas de país de residência e de trabalho.
Está pensando em emigrar para Portugal? Conte connosco para ajudá-lo em cada etapa do processo!
Setúbal, 28 de julho de 2025
Renato Leal
+351.910937387
(*) Link do artigo anterior - https://www.portugalsim.com.br/post/portugal-como-trampolim-para-a-europa





Comentários